Entrevista exclusiva!!!!


Entrevista DD - Sunny (Setembro de 2002)

Ser escalada para cobrir as filmagens da nova temporada de Arquivo X é uma das maiores missões a que uma jornalista phile poderia se dedicar. Qual não foi a minha surpresa, então, ao receber o convite das novas produtoras executivas do seriado. Aceitei o desafio pensando em como esta série, antes produzida pela FOX e agora nas mãos habilíssimas de uma recém criada produtora independente, mudou a vida de milhões de fãs ao redor do planeta. 

Assumir o seriado e continuá-lo a partir de onde uma equipe vencedora o havia deixado é trabalho árduo, mas a nova equipe de produção não se fez de rogada: após o prazo regular de férias, foi ao ar o primeiro episódio completamente escrito, dirigido e produzido pela 2012 Produções. No dia 4 de setembro de 2002 estreava a décima temporada virtual. 


Entrevista – David Duchovny 


Chego ao hotel britanicamente cinco minutos antes do horário marcado. Como minha primeira entrevista para a Décima Temporada Virtual será exatamente com um dos protagonistas da série Arquivo X, me dou ao luxo de pedir uma água mineral com gás. 

O nervosismo aumenta enquanto espero pela chegada do ator que interpreta o famoso agente federal Fox Mulder. Mais que um programa de TV, Arquivo X se tornou um fenômeno de massa, sendo acompanhado regularmente por milhares de fãs ao redor do planeta. 

Mas nem sempre foi assim. O seriado, que começou como um obscuro aviso de que a verdade sobre alienígenas estaria lá fora, se tornaria com o tempo sucesso absoluto de crítica e público, até chegar ao seu final pouco badalado, pela FOX, na nona temporada. 

Agora, o desafio da 2012 Produções é de retornar com o show a partir de onde ele parou, respondendo na décima temporada tudo aquilo que deixou de ser respondido durante as temporadas regulares da FOX e continuando a contar o futuro incerto dos agora ex agentes Fox Mulder e Dana Scully (David Duchovny e Gillian Anderson) e de seus companheiros. 

Às 10 da manhã em ponto vejo David chegando ao hall e se dirigindo à mesa próxima ao bar onde será nossa entrevista. Devo admitir que, sendo a primeira vez que o encontro pessoalmente, fico impactada. Do alto de seus mais de 1,80 metro ele parece mais forte e ainda maior do que a TV transmite. Não deixo de pensar em como nós, fãs, sentimos sua falta durante grande parte da oitava temporada e toda a nona. 

Vestindo calça jeans surrada e uma camiseta preta onde se lê Décima Temporada, ele chega até a mesa e nos cumprimentamos. Ele parece um pouco cansado, talvez das exaustivas filmagens dos primeiros episódios da temporada. Mas noto também, um certo ar de satisfação por estar de volta. Mal consigo esperar que nos sentemos para ligar o gravador e começar. 

R: Antes de mais nada, agradecemos pela entrevista. Sabemos como você está ocupado com as gravações... 
D: Sem problemas, foi minha agente quem ordenou, de qualquer maneira (Risos) 

R: Com o cancelamento de Arquivo X pela FOX e a mudança do show para uma produtora independente, Arquivo X começou uma nova fase. Quais são as diferenças entre o Arquivo X gravado até o último ano e essa nova fase independente? 
D: Estamos trabalhando com uma equipe nova, com novos produtores, além de um novo elenco secundário. Muitos dos roteiristas novos estão vindo do mundo das fanfictions e, ao mesmo tempo em que estamos aprendendo a nos adaptar a esses novos roteiros que estão surgindo, mais sombrios e fora do padrão televisivo imposto pelos grandes estúdios, acredito que as meninas – como as chamamos carinhosamente – também terão que superar muitos desafios nessa nova etapa. 

R: Quais estão sendo as maiores dificuldades até o momento? 
D: Basicamente estamos trabalhando com um orçamento mais apertado. Mas todo esse universo independente é muito atrativo... Quase todos os membros de nossa equipe já trabalharam alguma vez com filmes ou séries independentes. A minha própria carreira cinematográfica mistura blockbusters com filmes voltados para um público mais específico. Acho que a partir do momento que você tem uma equipe boa, mesmo um orçamento mais baixo pode ser contornado. 

R: Como foi reencontrar a equipe técnica depois do cancelamento? 
D: Nem todo mundo continuou conosco depois do cancelamento da série pela FOX. Algumas pessoas preferiram não arriscar e continuar fazendo o show em sua fase independente. É realmente um grande risco, mas vale a pena. 

R: Como foi reencontrar Gillian Anderson durante as gravações do episódio piloto da décima temporada? 
D: Pergunte para ela. 

R: Mas estou perguntando para você... 
D: Foi legal. Estávamos há bastante tempo sem gravar juntos. 

R: O episódio piloto, gravado em locação, trouxe algum desafio? 
D: Não, não. Depois de anos trabalhando em condições nem sempre ideais, foi fácil. Não digo rápido porque as filmagens tiveram que ser interrompidas diversas vezes por causa dos ventos e de uma tempestade que varreu o local. As pessoas se esquecem que quando começamos, em Vancouver, as coisas eram proporcionalmente tão ou mais difíceis quanto são agora. Nós tínhamos um prazo apertado e nem sempre os episódios saíam do jeito que queríamos. Agora temos a vantagem da experiência. 

R: Você acredita no sucesso dessa nova fase do seriado? Que conselhos você daria para a nova equipe técnica? 
D: Se não acreditasse, não estaria aqui. Um conselho que daria para as meninas seria que valorizassem mais o meu personagem – elas têm que recuperar dois anos sem Mulder full time! (Risos) O que tornou o show o sucesso que é foram seus roteiros bem escritos e… 

R: …o romance dos protagonistas. 
D: Isso nunca foi provado. 

R: Você acredita que haverá espaço maior para o desenvolvimento dos relacionamentos estre os personagens no seriado, como Monica e Doggett, William e cia? 
D: Bom, até hoje não foi provado nem que os personagens de Mulder e Scully têm um relacionamento. (Risos) Sim, acredito que a décima temporada dará um merecido espaço para o desenvolvimento dos personagens, tanto os secundários quanto um maior espaço para que se mostre as reviravoltas na relação entre Mulder e Scully. Isso será desafiador para todos nós, como atores. 

R: Houve algum tipo de preparo especial para a nova temporada? 
D: Não, realmente. Após 9 anos juntos, já estamos acostumados a voltar ao set depois das férias para filmar e encontrar sempre coisas novas. Gillian deixou o cabelo crescer. (Risos) E estou malhando nas horas vagas, acho que dá pra notar. 

R: Dá, sim... E a vida de casado, como anda? 
D: Prefiro não falar sobre isso. 

R: Filmar em locação atrapalha a convivência familiar? 
D: Atrapalhar, atrapalha, mas é o tipo de vida que escolhi. Ser ator não significa apenas uma doação completa, mas também saber trabalhar em equipe. Já passamos muitas noites longe de casa gravando, e a convivência com o resto da equipe é o que te segura nessas horas.